Quem sou eu

Minha foto
Em 20 de Novembro de 1974, Dia de Zumbi dos Palmares e Consciência Negra, na Zona Leste da cidade de Franca, nascia a Escola de Samba Ases do Ritmo (Associação Educacional do Samba). O Pavilhão representado nas cores Vermelho e Branco, e tendo como símbolo os Ases do baralho. Defendendo a comunidade próxima da capelinha nos primeiros anos, abrangeu mais tarde a região do Jardim Paulista e atualmente também o Jardim Paraty. A Ases do Ritmo é a maior detentora de títulos do carnaval, contabilizando 11 no total, sendo 1977, 1978, 1979, 1980, 1984, 1986, 1987, 1991, 1992, 1994 e 1995. A Ases vem agregando valores ao carnaval francano, surpreendendo cada vez mais em suas ações sociais, pró carnaval e durante o desfile, com suas alegorias imponentes e fantasias vistosas, sempre em busca da profissionalização. Nosso Lema: "Inovação e modernidade com profissionalismo e união".

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Origem do Rei Momo

O Rei Momo é um personagem oriundo da mitologia grega, conhecido como o filho do Sono e da Noite. Galhofeiro, sacana, irreverente, ele atazanou a paciência dos outros deuses até conseguir ser expulso do Olimpo pelo próprio Zeus, o rei da cocada preta de lá.

Momo não queria fazer nada de útil, preferindo passar os dias a se divertir, comer e tomar vinho. Foi deportado para a terra!

Ao chegar por aqui, Momo começou a se apresentar nas cidades tirando a máscara, erguendo um estandarte festeiro e tocando guizos que convocavam os homens para arruaças, porrancas e orgias. Tudo era permitido nos locais em que o deus exilado levantava o seu estandarte.


Na Roma antiga, à época das grandes festas saturnais, escolhia-se alguém, em geral um soldado, para representar o zombeteiro Momo. O escolhido era coroado e tinha o direito de comer, brincar e encher a cara até o esgotamento. Era, depois disso, desmaiado de tanto vinho e comida, conduzido ao altar de Saturno e gloriosamente sacrificado ao deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário